26/08/2020

A peste da insônia, curta-metragem sobre Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez

A Fundação Gabo, criada pelo escritor Gabriel García Márquez, produziu em junho deste ano, em seu canal no You Tube, um curta-metragem chamado "La peste del insomnio" (A peste da insônia), que aborda uma epidemia de esquecimento e insônia que assolava os personagens da fictícia cidade de Macondo. O objetivo do longa é levar esperança em meio à crise sanitária e econômica desencadeada pela Covid-19, através da leitura de trechos do livro "Cem anos de solidão", do colombiano, Gabriel Garcia Márquez.
A peste da insônia, curta-metragem sobre Cem anos de solidão de Gabriel García Márquez
O filme conta com a participação de trinta atores de sete países diferentes da América Latina, que leem trechos do livro sobre a praga que toma conta de toda a população de Macondo. A produção traz artistas como a brasileira Alice Braga, o argentino Ricardo Darín, os colombianos André Parra e Ana Mária Orozco, o mexicano Héctor Bonilla e a cubana Yoandra Suárez, entre outros. A direção é do venezuelano Leonardo Aranguibel e as imagens que aparecem entre suas falas são de cidades reais e atuais da América Latina, sob o impacto da Covid-19. "Cem anos de solidão", é uma obra de realismo fantástico, que faz parte das reflexões literárias que mais se identificam com a situação da pandemia mundial, além dos clássicos: "A peste", de Albert Camus e "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago.
El sol saldrá de nuevo, siempre lo hace...
Depois que se conhece os BUENDÍA, nunca mais se saí de MACONDO. Macondo é a cidade, Macondo é o país, Macondo é a América Latina. Macondo é a VIDA! Macondo é um bálsamo para os dias difíceis!
La peste del insomnio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário