06/07/2016

Badasom Festival de Fado e Flamenco IX edição 2016

Dança e fados!!! Terá início entre os dias 7 a 9 de julho a nona edição do Festival Badasom 2016, na cidade de Badajoz (Espanha), no auditório Ricardo Carapeto, com a presença dos melhores artistas do flamenco e do fado. A programação deste ano reunirá as três companhias internacionais de Baile Flamenco e três grandes Fadistas consagrados. O Badasom acontece desde 2008 e já se tornou referência na Europa ao promover e divulgar a relação cultural entre a Extremadura, Portugal e Espanha, além de contar com participações de grandes artistas renomados como Paco De Lúcia, Sara Baras, José Mercé, Diego el Cigala, Mariza, etc.
Badasom Festival de Fado e Flamenco IX edição 2016
Neste verão, o festival Badasom fará homenagem aos ciganos que viveram na zona da Plaza Alta de Badajoz, são os artistas que fizeram com que os tangos e jaleos extremenhos fossem reconhecidos como canções próprias da Extremadura. Entre eles podemos destacar: Porrina de Badajoz, Índio Gitano, Ramón el Português, Guadiana, Enrique el extremeño, La Kaita, Alejandro Vega, el Peregrino e La Marelu. O evento ainda terá a participação de uma das figuras mais conhecidas do flamenco, Juan Rodríguez Montoya Farruquito que apresentará um espetáculo com a cantora pacense Marelu e o guitarrista Paco Cepero. O forte do evento será a apresentação das três companhias internacionais de baile flamenco que abordará de três diferentes formas o baile e a dança, desde a sua raiz: o Ballet Flamenco de Andalucía, o bailarino Farruquito com a cantora La Marelu, o guitarrista Paco Cepero e a companhia flamenca de Eva Yerbabuena, além da participação dos três jovens fadistas Carminho, António Zambujo e Ricardo Ribeiro.
A abertura do festival (7 de julho) será feita pelo Ballet Flamenco de Andalucía, máximo representante institucional do flamenco e embaixador desde a sua criação em 1994 e do qual faz parte das agendas culturais de países como os Estados Unidos, Argentina, Cuba, França, Itália, Hungria, Suíça e Japão. A apresentação do Ballet Flamenco de Andalucía será sob a direção de Rafaela Carrasco, com espetáculo "Imágenes 20 años de Ballet Flamenco de Andalucía", alem da participação da cantora portuguesa Carminho, em seu mais recente trabalho "Canto".
Na sexta-feira, dia 8 de julho, poderemos assistir ao espetáculo "Plaza Alta", do bailarino Farruquito que se apresentará junto com a cantora pacense La Marelu e o guitarrista Paco Cepero. O encerramento do festival será feito pelo cantor português António Zambujo que interpretará alguns temas do seu último disco "Rua da Emenda", um trabalho cosmopolita, com baladas, valsas e outras versões comuns do músico.
O encerramento da IX edição do Festival de Badasom será no sábado, dia 9 de julho e contará com a participação da companhia flamenca de Eva Yerbabuena, com o espetáculo "Carne y Hueso" e o fadista nascido em Lisboa, Ricardo Ribeiro que apresentará seu último disco "Hoje é assim, amanhã não sei".
Badasom 2016 IX edição
O festival de Badasom terá parte da renda revertida para a Associação Extremenha "Princesa Rett", que colabora na investigação da Síndrome de Rett, uma doença rara e degenerativa que afeta crianças do sexo feminino de várias famílias extremenhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário