05/01/2014

Receitas de Rabanadas para fazer em casa. Doce típico do Natal

A rabanada é um dos doces mais típicos das receitas de fim de ano, e está presente na maioria das ceias de Natal de todo o mundo. O quitute é fácil de preparar e gostoso de comer, há quem diga que se deva "comer rezando", pois seu sabor transmite toda a magia do Natal. Para o antropólogo Raul Lody, autor do livro "Dicionário do doceiro brasileiro", a rabanada nasceu dentro de um contexto de reaproveitamento do pão, um ingrediente imaculado e sagrado para os católicos por representar o corpo de Cristo. Daí o costume que temos de não se jogar o pão fora, e se algum pedaço for desperdiçado, devemos beijá-lo, em referência ao sagrado.
A rabanada como a grande maioria das nossas tradições natalinas, também é importada. Portanto, sua origem parece ser incerta. O franceses chamam para si a descoberta do quitute, mas, os espanhóis dizem que a receita é deles, e que a origem remonta a Idade Média. A grande verdade é que essas deliciosas fatias natalinas,são garantia de sucesso em qualquer ceia do dia 24. Serão as rabanadas, o doce preferido do Papai Noel? O doce de pão de trigo molhado em leite e calda de açúcar ou vinho tem versões fritas, assadas e inúmeras receitas. O sucesso é tanto, que oito restaurantes do Rio de Janeiro criaram o Festival Rabanada Carioca, em homenagem à iguaria típica do Natal.
Os restaurantes oferecem as mais variadas versões do quitute natalino: recheado com sorvete, em forma de sanduíche, com molho zabaione, com vinho, com leite condensado, assada no forno à lenha, grelhada, selada na manteiga de manga, com folhas de hortelã, com toques de gengibre, calda de frutas secas, etc. Separamos três receitas de Rabanadas para você fazer em casa e deixar seu cardápio mais doce neste Natal.
Receitas de Rabanadas para fazer em casa. Doce típico do Natal‏
Receitas de Rabanadas

Confira o passo a passo das rabanadas e se delicie!!!
Rabanada Francesa (Pain Perdu)
Ingredientes:
Várias unidades de brioche(com 10 cm de diâmetro e 2 cm de altura)
150 ml de leite
75 gramas de açúcar refinado
2 ovos
Baunilha fresca a gosto
25 gramas de manteiga sem sal
Modo de preparo:
Corte as fatias de brioche em círculos e reserve. Em uma tigela, misture o leite, o açúcar, os ovos, a manteiga e a baunilha.
Umedeça os círculos de brioche na mistura e deixe escorrer o excesso. Pré-aqueça uma frigideira antiaderente com manteiga, coloque o restante do açúcar, deixe formar um caramelo e coloque os círculos de brioche.
Caramelize os dois lados e está pronto. Sirva com creme inglês ou sorvete de creme.
rabanada Francesa receita
Rabanada Francesa

Rabanada Portuguesa, com vinho do Porto
Ingredientes:
Várias unidades de pão de qualidade
4 xícaras de leite integral
4 colheres de sopa de açúcar
4 ovos
1 tablete de manteiga sem sal
Ingredientes para a calda de vinho do Porto com frutas secas:
40 gramas de nozes
40 gramas de amêndoas
40 gramas de avelãs
40 gramas de figo seco
40 gramas de uva-passa branca
300 ml de vinho do Porto
200 ml de mel
Modo de preparo:
Retire as pontas do pão e corte-os em fatias de aproximadamente 2,5 cm. Misture o açúcar ao leite morno. Bata os ovos, misturando bem a clara e a gema.
Pegue uma fatia de pão, e mergulhe no leite com açúcar e depois passe nos ovos (dos dois lados do pão). Derreta a manteiga em uma frigideira, baixe o fogo e frite a rabanada dos dois lados, dourando levemente.
Dica: Corte o pão levemente na diagonal e depois de mergulhá-lo no leite, pressione-o levemente com as mãos, evitando assim que a rabanada fique gordurosa. Somente coloque a rabanada para fritar quando aparecer a espuma da manteiga na frigideira, já em fogo baixo.
Calda:
Em uma panela, coloque as nozes, as amêndoas, as avelãs, o figo seco e as passas. Leve ao fogo junto com o vinho do Porto e o mel. Deixe a calda reduzir um pouco e está pronto. Sirva quente.
Dica: Pique as nozes em quatro, as amêndoas em duas e os figos em seis. Antes de adicionar o vinho do Porto às frutas na panela, doure-as levemente. Antes de juntar o mel às frutas e ao vinho, dê uma leve flambada nas frutas.
rabanada Portuguesa com vinho do Porto e frutas secas receita
Rabanada Portuguesa com vinho do Porto e frutas secas

Rabanada Tradicional polvilhada com açúcar e canela:
Ingredientes:
12 fatias de pão amanhecido
3/4 de xícaras de (chá) de leite
5 ovos
1 colher de (chá) de açúcar
1 pitada de sal
150 gramas de manteiga
Açúcar refinado a gosto (para polvilhar)
Canela em pó a gosto (para polvilhar)
Modo de preparo:
Corte o pão em fatias. Bata levemente os ovos e acrescente o leite. Coloque o açúcar e adicione uma pitada de sal.
Passe o pão na mistura e frite as fatias na manteiga. Doure cada um dos lados e acrescente açúcar e canela para polvilhar.
Finalize com um fio de mel.
rabanada Tradicional com açúcar e canela receita
Rabanada Tradicional com açúcar e canela

Nenhum comentário:

Postar um comentário